O termo Jornalismo Investigativo faz brilhar os olhos de muitos estudantes e jornalistas. Mas o que é exatamente investigar para o jornalismo? Qual a diferença entre apurar uma pauta e realizar uma investigação jornalística?
Segundo a ABRAJI, Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, “a expressão é sinônimo de jornalismo responsável, informações bem apuradas, com todos os lados ouvidos.” Por definição, reportagens investigativas seriam aquelas que abordam de maneira extensiva um determinado assunto.

A reportagem investigativa vai além das verdades aparentes, dos boletins policiais, dos depoimentos de pessoas que detém poder político. É preciso transpor a obviedade dos fatos ocorridos no dia a dia. Mas isso demanda tempo, dinheiro, paciência, persistência e talento do jornalista, sendo um trabalho extremamente complexo.
O IX Fórum das Comunicações pretende desvendar questões da investigação feita pelo repórter no Brasil, através da temática: Profissão Informação – Revelando o Jornalismo Investigativo.
Em breve teremos a abertura das inscrições e a divulgação dos palestrantes. Fique atento!
Texto por: Iara Campos
Membro do Núcleo de Jornalismo - Acesso Comunicação Jr.
Nenhum comentário:
Postar um comentário