quinta-feira, 28 de outubro de 2010

É hoje! Aproveitem nosso evento

É hoje o evento da Acesso Jr., “Assessoria de comunicação: como fazer uma empresa aparecer na mídia”. O credenciamento começar as 13h em frente ao anfiteatro da Faculdade de Comunicação Social da UFJF.
A abertura está marcada para 13h30 e as 14h terá início a primeira palestra com Eimar Magalhães, responsável pelo relacionamento com a mídia na ArcelorMittal Brasil. Em seguida, as 15h, é a vez de Sérgio Pugliese, Diretor Executivo da Approach, empresa de assessoria de imprensa e comunicação do Rio de Janeiro. E para fechar o evento, os workshops de assessoria de imprensa, relações públicas e publicidade e propaganda, comandados por Gisele Cid, Márcio Ferreira e Kico Bakúnin, respectivamente, começam as 17h.
Além de uma programação de muita qualidade os participantes também vão concorrer no sorteio de vários brindes. Será sorteada uma bolsa no Centro de Treinamento em Criação MacPro, que oferece cursos de Photoshop. Corel Draw, Flash dentre outros, além de cursos específicos para propaganda como Criação em Design, Planejamento e Estratégia de Comunicação, Criação de Logomarca, Fotografia digital entre outros. Além da bolsa, todos os participantes do evento terão 15% de desconto em qualquer curso da MacPro. Sortearemos ainda 5 camisas da marca Chico Rei, kits da marca de perfumes O Boticário e de maquiagem da Contém 1g. A W100 vai dar a cada participante do evento 1 convite Vip e 1 cortesia para os participantes do evento curtirem a noite de sexta feira, dia 29, na boate.
Ainda dá tempo de ser inscrever! É só passar na Acesso e os nossos consultores estarão disponíveis para atendê-lo.
Desde já a Acesso agradeçe a participação de todos!
Bom evento.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Como usar as mídias sociais à favor de sua empresa

Continuando nossa série de entrevistas com os palestrantes do nosso evento, entrevistamos o jornalista especializado em mídias digitais Márcio Ferreira. Ele será o responsável pelo workshop de relações públicas nesta quinta-feira. Confira o bate-papo!


Como você avalia as mudanças que as redes sociais estão causando na comunicação empresarial?
Aos poucos as empresas no Brasil estão começando a entender que podem usufruir do benefícios das redes sociais. É de se esperar que haja um tempo de maturação, de aprendizado. Há um certo frisson, uma certa tendência à ocupação do espaço da rede, nem que seja apenas para se colocar lá e depois ver no que vai dar. É necessário entender que a interação é a chave para estar na rede. O que penso é que teremos, num futuro não muito distante, mas empresas conectadas, em profunda interação com os consumidores, sob o risco de perderem um importante espaço num mercado que franco crescimento: o das relações.

Como usar a grande rede a seu favor ou de sua empresa?
Entendendo que as Redes Sociais são feitas de pessoas. Antes de tudo, da tecnologia, existem pessoas envolvidas. Esquecer isso é esquecer o básico de qualquer relacionamento. Empresas só conseguirão tirar proveito se entenderem que a forma de se relacionar só muda de canal, mas deve manter toda a preocupação que se teria também no offline. Então este online é uma continuidade. Deve se entender que a chave está no que já aprendemos a fazer no mundo real, apenas transportando para o mundo virtual.

As redes sociais estão tornando os consumidores mais participativos. Como lidar com a atual influência desse consumidor sobre os outros membros da rede?
Há neste momento um empoderamento que vem de uma ação coletiva desenvolvida pelos indivíduos quando participam de espaços privilegiados de decisões, de consciência social. Isso é o que está dando este caráter de influência. O respeito a este novo consumidor ajuda, e muito, a conquistá-lo. Ajuda a fidelizá-lo. E, novamente, passamos pela construção do relacionamento a partir das técnicas e das ferramentas já consagradas pela comunicação.

Que dicas você daria para os estudantes de comunicação que pretendem trabalhar com a assessoria de comunicação ou de imprensa?
Entendam que é necessário conhecer a comunicação em toda a sua essência. Abandonem os nichos, os guetos. Não se prendam apenas a uma segmentação. O bom assessor de comunicação, o bom assessor de imprensa, pensa em 360º. Pensa o todo da Comunicação. Ele não é só jornalista, só Relações Públicas, ou só Publicitário. Ele é comunicólogo.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Workshop!Workshop!

A Acesso conversou com Kico Bakúnin, sócio e diretor de atendimento da Agência Buena Vista Marketing Guerreiro e o responsável pelo workshop de Publicidade e Propaganda, sobre o mercado publicitário de JF, ferramentas de trabalho e o que um profissional de P&P precisa ter para se destacar no mercado.

Juiz de Fora é um bom lugar para se trabalhar com publicidade?
Vejo JF com um enorme potencial para se transformar nesse "bom lugar". Ainda é razoável, mas está melhorando! E me balizo principalmente em 3 motivos para ficar otimista:
- A localização da cidade e sua importância na região. Temos muitas empresas nessa grande região que precisam (e sempre vão precisar!) de serviços de comunicação e de marketing, o que sinaliza uma grande oportunidade para quem é da área ou pretende entrar;
- Historicamente JF é um berço de talentos. A chegada das faculdades de Propaganda e Publicidade ajudou a canalizar muitos desses talentos para a atividade, o que, a médio prazo, fortalece o mercado como um todo (agências, veículos, anunciantes);
- A existência do Clube de Criação é um marco na nossa história e contribui bastante para a modernização e o crescente profissionalismo da atividade em Juiz de Fora, principalmente, ao "preparar o terreno" para quem está chegando.
 
Que ferramentas existem hoje que facilitam o trabalho no mercado publicitário?
Todas as ferramentas imagináveis estão disponíveis. Nessa época totalmente tecnológica, temos desde sistemas de gestão e mídia até um vasto repertório de referências, tudo ao alcance das mãos. Sem contar os mais variados softwares gráficos e de edição. Mas penso que o que continua fazendo a diferença, sempre fez, e sempre vai fazer é a criatividade e a pertinência. Nesse caso, para mim a melhor de todas as ferramentas é o cérebro. Publicitário bom é aquele que sabe como usá-lo!

Que características você considera essenciais para uma pessoa se destacar no mercado de publicidade?
Profissionalismo extremo. Muita ética e responsabilidade. Opinião própria, sem perder a humildade. E muita, muita paixão.

Se interessou pelo assunto?
Faça sua inscrição na Acesso e aprenda muito mais sobre Publicidade e Propaganda e as outras áreas da Assessoria de Comunicação no dia 28 de outubro.

Esperamos você lá!

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Mais um aperitivo!

A Acesso também conversou com Sérgio Pugliese, Diretor Executivo da Approach, empresa de assessoria de imprensa e comunicação. Confira!

O que você aprendeu nas redações dos jornais nos quais você trabalhou, que você utiliza hoje na assessoria de imprensa?

R - Absolutamente tudo! Criatividade nas pautas, rapidez nas respostas, cuidado com o texto, trabalho em conjunto, respeito aos horários de entrega. Até a arquitetura da Approach é inspirado nas redações e seu modelo de trabalho, também. Temos núcleos de Negócios, Turismo, Moda, Saúde, Educação, assim como os jornais têm suas editorias.

Quais características você considera essenciais para um bom profissional de assessoria?

R - Ele precisa ter jogo de cintura, ser bem informado, acompanhar as evoluções da tecnologia, ter qualidade no texto e ser criativo.

Para você qual o passo mais importante para fazer uma empresa aparecer na mídia?

R - O gerente da conta precisa estar antenado nas notícias do dia a dia. Se ele trabalha para uma empresa, por exemplo, que completará 70 anos. E isso acontecerá na mesma época do aniversário do Pelé, ele pode bolar uma pauta sobre empresas setentonas. O jornalista está a espera de boas ideias na redação. E só com criatividade conseguimos conquistar bons espaços

domingo, 24 de outubro de 2010

Aviso aos participantes

A Acesso Comunicação Jr. informa que as inscrições para o evento "Assessoria de Comunicação: como fazer uma empresa aparecer na mídia" feitas pelo telefone devem ser pagas até terça-feira (26). A partir desta data, os participantes que efetuarem o pagamento no ato da inscrição terão preferência na escolha dos workshops.

Então não se esqueça, se você fez a sua inscrição e ainda não realizou o pagamento compareça à sede da Acesso até a próxima terça-feira. Lembrando que o total de vagas para o evento que ocorre nesta quinta-feira (28) também é limtado. O valor da inscrição é de R$ 7,00.

#ficaadica

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Aperitivo

 
A Acesso conversou com Eimar Magalhães, responsável pelo relacionamento com a mídia na ArcelorMittal Brasil e palestrante do próximo evento da empresa júnior, que terá como tema principal a assessoria de comunicação. Confira!

Você coordena o setor de comunicação de uma das maiores empresas do país. Que características foram importantes para que você alcançasse esse posto?
R – Acredito que, entre outras, uma tem sido fundamental para o desempenho de minhas funções: a experiência de ter atuado do outro lado durante 20 anos, trabalhando em jornais como O Globo, Gazeta Mercantil, Jornal do Brasil e no Estado de Minas. Entendo que conhecer as necessidades e dificuldades dos repórteres e editores é importante para atender bem a imprensa. Outro ponto que considero importante é conhecer e saber bem sobre o negócio da empresa, suas estratégias e objetivos.

Hoje em dia, qual a importância de mostrar ao consumidor que a empresa se preocupa com responsabilidade social e ambiental?
R – As empresas não são entidades isoladas. Diariamente relacionam-se com os seus diversos stakeholders e, principalmente, têm uma convivência direta com a comunidade onde estão presentes. Uma empresa não é sustentável apenas pela geração de lucro; ela deve contribuir para o desenvolvimento e crescimento das comunidades onde está presente – isso também garante a perenidade de seu negócio.

Qual a importância do marketing interno para uma empresa como a Arcelor Mittal?
R - A comunicação interna é parte fundamental do conjunto de ações para a valorização dos empregados da ArcelorMittal. É política da empresa manter um canal transparente de comunicação com seus empregados, público prioritário na divulgação.

Que dicas você daria para os estudante de comunicação que se interessam pela área corporativa e pela assessoria de imprensa?
R – Uma primeira dica: ler jornais, revistas, acompanhar a imprensa e as redes sociais. Para desempenhar bem a função na empresa é preciso se informar, conhecer o negócio, além de estabelecer redes de relacionamento interno. No caso da assessoria de imprensa, é importante saber da realidade dos jornais/jornalistas e também atuar de forma justa, atendendo a todos os veículos de comunicação sem escala de prioridade ou preferência. E sempre dar retorno para as demandas recebidas, mesmo que a resposta seja a de que a empresa não vai falar sobre determinado assunto.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o evento “Assessoria de Comunicação: como fazer uma empresa aparecer na mídia”, realizado pela Acesso Comunicação Jr. Serão duas palestras e três workshops voltados para o tema. O valor é de R$ 7,00.

As inscrições podem ser feitas até o dia 28 de outubro na sede da Acesso, localizada na Faculdade de Comunicação da UFJF, pelo e-mail contato@acessojr.com ou pelos telefones (32) 8866-0028. e  (32)  2102-3614. Nos dois últimos casos, o pagamento deverá ser efetuado no dia do evento.


sábado, 16 de outubro de 2010

Programação repleta de profissionais competentes

A programação traz profissionais importantes e atuantes no mercado de trabalho tanto de Juiz de Fora quanto de outras cidades do Brasil.

Na palestra de abertura teremos o responsável pelo relacionamento com a mídia na ArcelorMittal Brasil, Eimar Fonseca, falando sobre seu trabalho na empresa e sua experiência nessa área de atuação. Em seguida, o diretor executivo da agência Approach (RJ), Sérgio Pugliese, ministrará uma palestra. A Approch está no mercado há 15 anos, atuando na área de assessoria e trabalhando com marcas importantes como Grupo Pão de Açucar, Red Bull, Natura, dentre outros.

E a programação não para por aí!

Para fechar o evento acontecem três workshops. O primeiro, sobre assessoria de imprensa, ficará a cargo da sócia-diretora da República Comunicação e integrante do núcleo de atendimento da agência, Gisele Cid. O segundo fica sob a responsabilidade do jornalista especializado em Estratégias de Comunicação, Márcio Ferreira que vai falar sobre relações públicas. O terceiro workshop será sobre publicidade e propaganda e fica sob os cuidados do sócio e diretor de atendimento da Agência Buena Vista Marketing Guerreiro, Kico Bakunin. Os workshops acontecem simultaneamente. Então na hora da inscrição é só escolher o assunto que mais lhe interessa e que você deseja aprender mais.

Continuem acompanhando as informações por aqui e também através do Twitter @acessojr.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Conheça mais sobre os nossos dois palestrantes

O evento contará com as palestras de Sérgio Pugliese, diretor executivo da empresa Approach, especializada em assessoria de comunicação e Eimar Magalhães, responsável pelo relacionamento com a mídia da ArcelorMittal.

Eimar Magalhães
A Arcelor é a maior empresa do ramo da siderurgia no mundo, com mais de 300 mil funcionários espalhados por 61 países e uma produção que corresponde a cerca de 10% de todo o aço produzido mundialmente. Com experiência de mais de 20 anos em jornais como O Globo, A Gazeta Mercantil, Jornal do Brasil e O Estado de Minas, Eimar Magalhães é o responsável pelo relacionamento com os meios de comunicação da empresa.  

Sérgio Pugliese
Há quase 15 anos no mercado de comunicação corporativa, a Approach é famosa por criar uma imagem positiva e que produza bons relacionamentos com públicos estratégicos para seus clientes. Entre seus clientes mais famosos estão Casas Bahia, Red Bull e Pão de Açúcar. Sérgio Pugliese é sócio da empresa desde 1999. Jornalista há mais de 20 anos, ganhou dois Prêmios Esso e comandou equipes de várias editorias nos jornais O Dia, Jornal do Brasil e O Globo, no qual chefiou a editoria Rio, a maior equipe de cobertura local do país.  

Fiquem atentos para mais informações.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Se você se interessa por comunicação, não vai querer ficar de fora dessa!


A Acesso Comunicação Jr. realizará, no dia 28 de outubro, um evento voltado para assessoria de comunicação. Serão duas palestras e três  workshops sobre o assunto. Com o tema “Assessoria de Comunicação: como fazer uma empresa aparecer na mídia”, a Acesso visa esclarecer e ampliar o conhecimento dos participantes sobre um assunto que está sendo muito valorizado no mercado empresarial. 

A assessoria de comunicação é um ramo da Comunicação Social que se caracteriza por estabelecer uma ligação entre uma entidade (ou indivíduo) e outra (o). O assessor de  comunicação é o responsável por controlar o fluxo de informação veiculado sobre s eu assessorado. 

Esse ramo engloba ainda outras três subdivisões: assessoria de imprensa, publicidade e propaganda e relações públicas. Os  workshops do evento também serão divididos nessas áreas.  

Aguarde mais informações!