A Acesso conversou com Kico Bakúnin, sócio e diretor de atendimento da Agência Buena Vista Marketing Guerreiro e o responsável pelo workshop de Publicidade e Propaganda, sobre o mercado publicitário de JF, ferramentas de trabalho e o que um profissional de P&P precisa ter para se destacar no mercado.
Juiz de Fora é um bom lugar para se trabalhar com publicidade?
Vejo JF com um enorme potencial para se transformar nesse "bom lugar". Ainda é razoável, mas está melhorando! E me balizo principalmente em 3 motivos para ficar otimista:
- A localização da cidade e sua importância na região. Temos muitas empresas nessa grande região que precisam (e sempre vão precisar!) de serviços de comunicação e de marketing, o que sinaliza uma grande oportunidade para quem é da área ou pretende entrar;
- Historicamente JF é um berço de talentos. A chegada das faculdades de Propaganda e Publicidade ajudou a canalizar muitos desses talentos para a atividade, o que, a médio prazo, fortalece o mercado como um todo (agências, veículos, anunciantes);
- A existência do Clube de Criação é um marco na nossa história e contribui bastante para a modernização e o crescente profissionalismo da atividade em Juiz de Fora, principalmente, ao "preparar o terreno" para quem está chegando.
Juiz de Fora é um bom lugar para se trabalhar com publicidade?
Vejo JF com um enorme potencial para se transformar nesse "bom lugar". Ainda é razoável, mas está melhorando! E me balizo principalmente em 3 motivos para ficar otimista:
- A localização da cidade e sua importância na região. Temos muitas empresas nessa grande região que precisam (e sempre vão precisar!) de serviços de comunicação e de marketing, o que sinaliza uma grande oportunidade para quem é da área ou pretende entrar;
- Historicamente JF é um berço de talentos. A chegada das faculdades de Propaganda e Publicidade ajudou a canalizar muitos desses talentos para a atividade, o que, a médio prazo, fortalece o mercado como um todo (agências, veículos, anunciantes);
- A existência do Clube de Criação é um marco na nossa história e contribui bastante para a modernização e o crescente profissionalismo da atividade em Juiz de Fora, principalmente, ao "preparar o terreno" para quem está chegando.
Que ferramentas existem hoje que facilitam o trabalho no mercado publicitário?
Todas as ferramentas imagináveis estão disponíveis. Nessa época totalmente tecnológica, temos desde sistemas de gestão e mídia até um vasto repertório de referências, tudo ao alcance das mãos. Sem contar os mais variados softwares gráficos e de edição. Mas penso que o que continua fazendo a diferença, sempre fez, e sempre vai fazer é a criatividade e a pertinência. Nesse caso, para mim a melhor de todas as ferramentas é o cérebro. Publicitário bom é aquele que sabe como usá-lo!
Que características você considera essenciais para uma pessoa se destacar no mercado de publicidade?
Profissionalismo extremo. Muita ética e responsabilidade. Opinião própria, sem perder a humildade. E muita, muita paixão.Todas as ferramentas imagináveis estão disponíveis. Nessa época totalmente tecnológica, temos desde sistemas de gestão e mídia até um vasto repertório de referências, tudo ao alcance das mãos. Sem contar os mais variados softwares gráficos e de edição. Mas penso que o que continua fazendo a diferença, sempre fez, e sempre vai fazer é a criatividade e a pertinência. Nesse caso, para mim a melhor de todas as ferramentas é o cérebro. Publicitário bom é aquele que sabe como usá-lo!
Que características você considera essenciais para uma pessoa se destacar no mercado de publicidade?
Se interessou pelo assunto?
Faça sua inscrição na Acesso e aprenda muito mais sobre Publicidade e Propaganda e as outras áreas da Assessoria de Comunicação no dia 28 de outubro.
Esperamos você lá!
Nenhum comentário:
Postar um comentário