A Acesso conversou com Eimar Magalhães, responsável pelo relacionamento com a mídia na ArcelorMittal Brasil e palestrante do próximo evento da empresa júnior, que terá como tema principal a assessoria de comunicação. Confira!
Você coordena o setor de comunicação de uma das maiores empresas do país. Que características foram importantes para que você alcançasse esse posto?
R – Acredito que, entre outras, uma tem sido fundamental para o desempenho de minhas funções: a experiência de ter atuado do outro lado durante 20 anos, trabalhando em jornais como O Globo, Gazeta Mercantil, Jornal do Brasil e no Estado de Minas. Entendo que conhecer as necessidades e dificuldades dos repórteres e editores é importante para atender bem a imprensa. Outro ponto que considero importante é conhecer e saber bem sobre o negócio da empresa, suas estratégias e objetivos.
Hoje em dia, qual a importância de mostrar ao consumidor que a empresa se preocupa com responsabilidade social e ambiental?
R – As empresas não são entidades isoladas. Diariamente relacionam-se com os seus diversos stakeholders e, principalmente, têm uma convivência direta com a comunidade onde estão presentes. Uma empresa não é sustentável apenas pela geração de lucro; ela deve contribuir para o desenvolvimento e crescimento das comunidades onde está presente – isso também garante a perenidade de seu negócio.
Qual a importância do marketing interno para uma empresa como a Arcelor Mittal?
R - A comunicação interna é parte fundamental do conjunto de ações para a valorização dos empregados da ArcelorMittal. É política da empresa manter um canal transparente de comunicação com seus empregados, público prioritário na divulgação.
Que dicas você daria para os estudante de comunicação que se interessam pela área corporativa e pela assessoria de imprensa?
R – Uma primeira dica: ler jornais, revistas, acompanhar a imprensa e as redes sociais. Para desempenhar bem a função na empresa é preciso se informar, conhecer o negócio, além de estabelecer redes de relacionamento interno. No caso da assessoria de imprensa, é importante saber da realidade dos jornais/jornalistas e também atuar de forma justa, atendendo a todos os veículos de comunicação sem escala de prioridade ou preferência. E sempre dar retorno para as demandas recebidas, mesmo que a resposta seja a de que a empresa não vai falar sobre determinado assunto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário