segunda-feira, 30 de maio de 2011

"A ideia é explorar e apresentar o outro lado do Marketing Esportivo", Vinícius Kaster

Em 2001, Vinícius Kaster vislumbrou no campo esportivo uma boa possibilidade de investimento ao lançar o Jornal 100% Esporte, que tinha como linha editorial o esporte amador e fitness do Rio Grande do Sul. Depois de três anos rodando o jornal e organizando prêmios regionais, Kaster e sua equipe resolveram se voltar para a área de Marketing Esportivo. Transformaram o Jornal 100% Esporte na Revista Fitness Magazine e a empresa passou a ser reconhecida como 100% Esporte Marketing Esportivo, tendo a revista como um dos seus produtos.

Acesso - Que tipo de mudanças ocorreram no mercado de Marketing desde que você começou a atuar na área esportiva?
Kaster - Dentro do mercado Fitness tivemos algumas mudanças que favoreceram a nossa atuação. O conceito “academia familiar” foi substituído pelo conceito “academia empresa”. Uma série de acontecimentos contribuíram para esta transição: a partir de 1998, em todas as atividades esportivas os profissionais para trabalhar deveriam estar registrados nos Conselhos Regionais de Educação Física (CREFS). Outra mudança foi a chegada das grandes Redes de Academias, Academias Express e Academias para mulheres. Porém, a grande mudança de 2001 para cá foi a chegada do Conceito Wellness e Bem Estar que contribuiu para atrair um novo perfil de alunos para as academias e, consequentemente, abrir mais um campo para atuação do marketing esportivo focado no Fitness.

Acesso - Quais perspectivas vocês tem para o futuro nesta área, principalmente agora que grandes eventos esportivos vão acontecer no Brasil?
Kaster - Estes eventos influenciam as pessoas: elas querem se sentir parte deles, seja praticando algum esporte, assistindo eventos esportivos ou entrando para alguma academia ou clube, buscando uma melhora em sua forma física. De alguma maneira, querem ter a sensação similar ao do atleta. Tudo que é ligado a esporte tem a possibilidade de vender mais. O aumento percentual de pessoas que praticam atividade física ou frequentam academias deverá aumentar significativamente, desta forma, o campo para atuação do profissional de marketing esportivo aumentará também.

Acesso - Que tipo de demanda costuma surgir aos profissionais da área de Marketing esportivo?
Kaster - As oportunidades são diversas, tanto para atuar na organização dos eventos diretamente, quanto com o envolvimento indireto. Particularmente, posso citar uma oportunidade que surgiu em nosso ramo de atuação, o mercado fitness. Vamos realizar um treinamento para recepcionistas de academias junto com uma grande escola de línguas, visando a qualificação profissional para atuar nos grandes eventos. Desta forma, não se trabalha diretamente nos grandes eventos, mas para eles.

Acesso - O que as pessoas podem esperar da sua palestra no VIII Fórum das Comunicações?
Kaster - Vou mostrar a evolução que o mercado fitness passou desde 1950 até os dias de hoje. Através desta palestra acredito que os participantes terão uma nova visão sobre este mercado tão qualificado e muitas vezes esquecido e não explorado. A ideia é explorar e apresentar o outro lado do marketing esportivo que foge dos padrões tradicionais mostrando a possibilidade de trabalhos em novos campos.

Apoio e patrocínio:



Pedro Carlos

Núcleo de Jornalismo Acesso Comunicação Jr.


domingo, 29 de maio de 2011

Comunicação no Campo Esportivo

Fique atento à programação!

Quem já se inscreveu no VIII Fórum das Comunicações pode conferir na íntegra a programação dos dois dias do super evento que vai discutir como a Comunicação influencia e é influenciada pelo Esporte. Mas se você ainda não fez sua inscrição e ainda está na dúvida se vai participar, confira a programação e não passe vontade: se inscreva logo e saiba mais sobre a Comunicação no Campo do Esporte.

Quinta-feira (02/06):

12:30 / 13:30 - Credenciamento
13:30 / 14:00 - Início do evento
14:00 / 15:30 - Palestra: Jornalismo Esportivo (André Boaventura, editor executivo do programa dominical da Rede Globo, Esporte Espetacular).
15:30 / 16:00 - Coffee Break
16:00 / 16:30 - Mostra Acesso
16:30 / 18:00 - Palestra: Mídia em Economia Esportiva (Anderson Gurgel, autor do livro Futebol S/A: A Economia em Campo)

Sexta-feira (03/06):
13:30 / 14:00 - Início do evento
14:00 / 15:30 - Palestra: Publicidade e Marketing Esportivo (Vinícius Kaster, sócio da empresa 100% Esporte: Marketing Esportivo)
15:30 / 16:00 - Mostra Acesso (resultado)
16:00 / 17:30 - Workshops

Apoio e patrocínios:




Pedro Carlos
Núcleo de Jornalismo Acesso Comunicação Jr.


sexta-feira, 27 de maio de 2011

"Só fazer assessoria faz parte do passado", Sérgio Pugliese

Sérgio Pugliese trabalhou em redações por mais de 15 anos, passando pelo Jornal do Brasil, O Dia e O Globo. Em 2000, tornou-se sócio da Approach, empresa especializada em comunicação corporativa que visa oferecer soluções integradas em comunicação. Entre seus clientes estão a Natura, Red Bull e Rock in Rio. 
No ano passado, participou do evento promovido pela Acesso, “Assessoria de comunicação: como fazer uma empresa aparecer na mídia”. Conheça mais sobre a trajetória de Sérgio Pugliese na entrevista a seguir. 

Acesso: Sérgio, como começou seu interesse pela área esportiva?
Pugliese: Desde garoto, lendo os noticiários esportivos. Mas o interesse profissional surgiu há dois anos quando começamos a nos preparar para Copa do Mundo e Olimpíadas, como todas as empresas e agências do planeta estão fazendo. Todos os clientes pedem algum projeto ligado a esses dois eventos e pensamos nisso 24 horas. Reestruturamos nossa equipe, trouxemos um gerente experiente do mercado, promovemos um coordenador e fizemos uma bela apresentação para mostrar aos clientes nosso potencial nessa área e estamos indo muito bem! Fora da assessoria, há um ano assino uma coluna chamada 'A Pelada Como Ela É', aos sábados, no caderno de Esportes, do O Globo.

Acesso: Qual será o tema e o enfoque dado ao workshop que realizará no VIII Fórum das Comunicações? 
Pugliese: Apresentaremos um case da Red Bull para mostrar nossa atuação em grandes eventos e nosso serviço de operações de imprensa com a FERJ (Federação de Futebol do Rio de Janeiro) para mostrar que só fazer assessoria faz parte do passado.

Acesso: Como o campo da assessoria esportiva tem se posicionado atualmente e qual sua importância para a constituição da imagem dos clubes?
Pugliese: Poucos clubes têm a área de comunicação profissionalizada, poucos sabem usar as ferramentas modernas hoje disponibilizadas no mercado. Mas a filosofia vem mudando aos poucos graças a mentalidade de alguns dirigentes. Não é possível , às vésperas da Copa do Mundo, alguns clubes ainda oferecerem sites sofríveis, por exemplo.

Acesso: Para finalizar, o que o público pode esperar do seu workshop? 
Pugliese: Espero passar um pouco da experiência ao longo desses milhares de anos, o que me torna um dinossauro da comunicação.


Apoio e patrocínios:



Janaína Almeida
Núcleo de Jornalismo Acesso Comunicação Jr.




terça-feira, 24 de maio de 2011

Eventos esportivos influenciam o mercado de Comunicação no país

Copa e Olimpíadas do Brasil aumentam a procura por cursos de Comunicação
 e gestão em Esportes.

Desde que o Brasil foi escolhido como sede da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016, muitos jovens profissionais passaram a enxergar os eventos como possibilidade de atuação no mercado esportivo, mas não necessariamente atuando em quadra. Isso porque esses eventos tornam o país um alvo de potenciais investimentos. Além de pensar nas obras de infra-estrutura, energia e transportes já é preciso começar a se pensar na comunicação e em como potencializá-la neste momento.




Segundo matéria publicada no portal de notícias da Uol, esse fator tem aumentado bastante a procura por cursos voltados para Gestão e Comunicação nos esportes. Principalmente entre os estudantes recém-formados, existe uma enorme variedade de cursos de pós-graduação para quem quer se especializar na área.

Afinal, de que forma as mídias sociais podem influenciar na divulgação desses eventos, gerar oportunidades de negócios e posicionar as marcas patrocinadoras? De que maneira o Marketing esportivo e o turismo irão se associar para gerir a satisfação dos estrangeiros? Essas são, por exemplo, algumas das perguntas que um curso de MBA Gestão e Marketing Esportivo procura responder.

Mas você não precisa se formar, ou entrar em um curso de pós-graduação para procurar estes tipos de capacitações. Saiba apenas que, independente de qual for a sua área de atuação no mercado, provavelmente ela será influenciada por esses eventos futuros. Principalmente se você pretende investir em Comunicação, esse é o melhor momento para se preparar e se capacitar, afinal surgirão grandes demandas na área. E o temor de muitos investidores é que falte no Brasil pessoas com capacidade de assumir essas demandas.

Conheça mais sobre esse e outros assuntos no VIII Fórum das Comunicações!


Apoio e patrocínio:




Pedro Carlos
Núcleo de Jornalismo Acesso Comunicação Jr.


Saiba um pouco mais sobre os workshopers

Sérgio Pugliese: jornalista e apaixonado por futebol. Iniciou sua carreira como repórter do Jornal do Brasil há mais de 20 anos. Ganhou dois Prêmios Esso e chefiou equipes de Cidade, Economia, Entretenimento e Política em O Dia, Jornal do Brasil e O Globo, no qual comandou 40 repórteres da editoria Rio, a maior equipe de cobertura local do país. Em novembro de 1999, associou-se a agência Approach na qual atua como sócio-diretor atualmente. No VIII Fórum das Comunicações dará um workshop sobre “Assessoria Esportiva”. No site do Jornal O Globo é escritor do blog. “A pelada como ela é”.

Ricardo Corrêa: diretor-adjunto de Esportes do jornal O Tempo, em Belo Horizonte e sócio de uma agência de notícias chamada 4-4-2, que trabalha com jornalismo esportivo focando na Copa de 2014 e nas Olimpíadas de 2016. Antes disso foi chefe de redação do extinto jornal Panorama, em Juiz de Fora e chefe de reportagem do Jornal O Tempo, de Belo Horizonte. Realizará no dia 03 de junho o workshop sobre “Jornalismo Esportivo”.

Márcio Guerra: formado em Comunicação pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Doutor em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde também cursou seu mestrado em Comunicação e Cultura. É especialista em Marketing pela Fundação Educacional Machado Sobrinho. Trabalhou como repórter no Jornal dos Sports (RJ), TV Globo (Juiz de Fora) e foi editor de esportes no jornal Tribuna de Minas (Juiz de Fora). Chefiou por mais de 15 anos a equipe de esportes da Rádio Solar AM (Juiz de Fora). É autor do livro "Você, ouvinte, é a nossa meta. A importância do rádio no imaginário do torcedor do futebol". Atualmente é professor de graduação e pós-graduação dos cursos de Comunicação Empresarial e Televisão, Rádio e Mídias Digitais da Faculdade de Comunicação da UFJF.  Trabalha, ainda, na assessoria de comunicação do Sport Club Juiz de Fora. No Fórum ministrará o workshop “Marketing esportivo: como as empresas estão se preparando para a Copa do Mundo 2014 e para as Olimpíadas 2016”.

Difícil é escolher uma só das opções!


Apoio e patrocínio:





Janaína Almeida
Núcleo de Jornalismo Acesso Comunicação Jr.

Conheça mais sobre os palestrantes

André Boaventura: editor executivo do programa dominical da Rede Globo, Esporte Espetacular. O jornalista também foi editor de texto no Globo Esporte durante 6 anos. No VIII Fórum das Comunicações irá ministrar a palestra “Jornalismo Esportivo”, realizada no primeiro dia, às 14hrs.

Anderson Gurgel: doutorando e mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, com especialização em cobertura midiática da economia do esporte. Trabalha como colaborador de vários veículos de mídia e também desenvolve pesquisa em nível de pós-graduação. É autor do livro "Futebol S/A: A Economia em Campo" (Editora Saraiva, 2006). Sua palestra, com o tema “Mídia em Economia Esportiva” acontece no dia 02, às16h30m.

Vinícius Kaster: sócio da empresa 100% Esporte: Marketing Esportivo, que tem por objetivo atender as demandas de Marketing das organizações, eventos e atletas.  Fundada há 10 anos em Porto Alegre (RS), hoje atua também em Santa Catarina e Rio de Janeiro. Graduado em Educação física, com pós em Administração e Marketing Esportivo, atualmente é editor da Rio Fitness Magazine. Vinícius ministrará a palestraO Marketing Esportivo no segmento Fitness - Surge uma nova lacuna, no segundo dia do Fórum, às 14hrs. 

Simplesmente imperdíveis.


Apoio e Patrocínios:





Janaína Almeida
Núcleo de Jornalismo Acesso Comunicação Jr.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

O melhor do jornalismo esportivo na 8ª Mostra Acesso

Já é tradição a presença dos trabalhos dos alunos no Fórum das Comunicações de Juiz de Fora e Região. Todo ano a “Mostra Acesso” exibe as produções dos acadêmicos ligadas ao tema do evento. E esse ano não vai ser diferente. Com o tema “Comunicação no campo esportivo”, a “Mostra Acesso” vai exibir reportagens ligadas ao mundo do esporte. Do futebol a trabalhos voluntários associados ao esporte, as diferentes abordagens da produção esportiva é que vão dar o tom dessa ‘Mostra’.
Para inscrever seu trabalho basta ir até a sede da Acesso com uma cópia em CD do seu material e preencher a ficha com seu nome completo, período e para qual disciplina foi produzido o trabalho. As inscrições podem ser feitas até as 18h da próxima terça-feira, dia 31.
Os materiais enviados serão avaliados por uma banca julgadora composta pelos palestrantes do Fórum, André Boaventura e Anderson Gurgel, e pelo professor da Facom Márcio Guerra. O resultado será divulgado no dia 2 de junho, às 16h, antes do início dos workshops.
Contamos com a participação de todos para que a 8ª Mostra Acesso seja sucesso de audiência durante o Fórum das Comunicações.
Gostou do tema e quer participar? Faça a sua inscrição na sede da Acesso que fica no prédio da Faculdade de Comunicação Social (Facom) da UFJF ou pelo email contato@acessojr.com. Mais informações pelo telefone: 2102-3614.

UPDATE:
Para se inscrever na "Mostra Acesso" cada trabalho deve ter 1 representante responsável. Os prêmios para quem levar o primeiro lugar serão: 1 bolsa de estudos de um semestre no curso de inglês Yázigi+1 camisa da Chico Rei+1 rodízio de comida japonesa no Samurai. Aguardamos a participação de todos!

Apoio e Patrocínio:




Magali Pereira
Núcleo de Jornalismo Acesso Comunicação Jr.

domingo, 22 de maio de 2011

VIII Fórum das Comunicações discute o esporte na comunicação

           O VIII Fórum das Comunicações de Juiz de Fora, evento organizado pela Acesso Jr., terá como foco a comunicação nos esportes. Com o tema “Comunicação no campo esportivo”, a empresa busca um público, que vai além dos alunos de comunicação: os estudantes e profissionais de educação física e saúde, que tem interesse por esta área, em contínuo crescimento.
            Com palestras e workshops de profissionais da área de jornalismo, publicidade e marketing esportivo, o evento acontecerá nos dias 2 e 3 de junho, na Faculdade de Comunicação da UFJF.  
            O evento contará com as palestras do Editor Executivo do programa Esporte Espetacular da Rede Globo André Boaventura, do sócio-diretor da empresa carioca 100% Marketing Esportivo Vinícius Kaster, e do jornalista e professor universitário da PUC-SP Anderson Gurgel.
        As inscrições podem ser feitas a partir de segunda-feira (23 de maio)  na sede da Acesso Comunicação Jr. ou pelo email contato@acessojr.com. O valor é de R$ 20,00
             Para mais informações o telefone da Acesso é: (32) 2102-3614.   

Apoio e Patrocínio:





Humberto Oliveira
Núcleo de Jornalismo Acesso Comunicação Jr.