segunda-feira, 30 de maio de 2011

"A ideia é explorar e apresentar o outro lado do Marketing Esportivo", Vinícius Kaster

Em 2001, Vinícius Kaster vislumbrou no campo esportivo uma boa possibilidade de investimento ao lançar o Jornal 100% Esporte, que tinha como linha editorial o esporte amador e fitness do Rio Grande do Sul. Depois de três anos rodando o jornal e organizando prêmios regionais, Kaster e sua equipe resolveram se voltar para a área de Marketing Esportivo. Transformaram o Jornal 100% Esporte na Revista Fitness Magazine e a empresa passou a ser reconhecida como 100% Esporte Marketing Esportivo, tendo a revista como um dos seus produtos.

Acesso - Que tipo de mudanças ocorreram no mercado de Marketing desde que você começou a atuar na área esportiva?
Kaster - Dentro do mercado Fitness tivemos algumas mudanças que favoreceram a nossa atuação. O conceito “academia familiar” foi substituído pelo conceito “academia empresa”. Uma série de acontecimentos contribuíram para esta transição: a partir de 1998, em todas as atividades esportivas os profissionais para trabalhar deveriam estar registrados nos Conselhos Regionais de Educação Física (CREFS). Outra mudança foi a chegada das grandes Redes de Academias, Academias Express e Academias para mulheres. Porém, a grande mudança de 2001 para cá foi a chegada do Conceito Wellness e Bem Estar que contribuiu para atrair um novo perfil de alunos para as academias e, consequentemente, abrir mais um campo para atuação do marketing esportivo focado no Fitness.

Acesso - Quais perspectivas vocês tem para o futuro nesta área, principalmente agora que grandes eventos esportivos vão acontecer no Brasil?
Kaster - Estes eventos influenciam as pessoas: elas querem se sentir parte deles, seja praticando algum esporte, assistindo eventos esportivos ou entrando para alguma academia ou clube, buscando uma melhora em sua forma física. De alguma maneira, querem ter a sensação similar ao do atleta. Tudo que é ligado a esporte tem a possibilidade de vender mais. O aumento percentual de pessoas que praticam atividade física ou frequentam academias deverá aumentar significativamente, desta forma, o campo para atuação do profissional de marketing esportivo aumentará também.

Acesso - Que tipo de demanda costuma surgir aos profissionais da área de Marketing esportivo?
Kaster - As oportunidades são diversas, tanto para atuar na organização dos eventos diretamente, quanto com o envolvimento indireto. Particularmente, posso citar uma oportunidade que surgiu em nosso ramo de atuação, o mercado fitness. Vamos realizar um treinamento para recepcionistas de academias junto com uma grande escola de línguas, visando a qualificação profissional para atuar nos grandes eventos. Desta forma, não se trabalha diretamente nos grandes eventos, mas para eles.

Acesso - O que as pessoas podem esperar da sua palestra no VIII Fórum das Comunicações?
Kaster - Vou mostrar a evolução que o mercado fitness passou desde 1950 até os dias de hoje. Através desta palestra acredito que os participantes terão uma nova visão sobre este mercado tão qualificado e muitas vezes esquecido e não explorado. A ideia é explorar e apresentar o outro lado do marketing esportivo que foge dos padrões tradicionais mostrando a possibilidade de trabalhos em novos campos.

Apoio e patrocínio:



Pedro Carlos

Núcleo de Jornalismo Acesso Comunicação Jr.


Nenhum comentário:

Postar um comentário