Mas
afinal, o que é a propaganda? O Google saberá nos responder. Segundo Pádua Carvalho,
jornalista do portal O Dia, propaganda “é um instrumento de persuasão de
ideias, de uma doutrina ou ideologia (podendo ser aplicada para religiões,
política etc.) e ainda para bens e serviços”.
Diferente
da publicidade, a propaganda visa difundir informações que geralmente são
pagas, com um objetivo único de induzir o consumo de algo por um público
delimitado. Para que isso seja uma realidade utiliza-se das diversas mídias
existentes.
A
diferença entre publicidade e propaganda existe, mas é desconhecida por muitas
pessoas. Geralmente, usa-se muito os dois termos juntos, mas é importante
ressaltar que é possível sim fazer publicidade sem propaganda e vice-versa.
Para pensar em qual estratégia de comunicação deve-se utilizar é importante analisar
o produto, o cenário em que ele está inserido e o público ao qual ele deseja
atingir.
Com
o slogan “Pode ser surpreendente. Pode ser uma escolha inteligente. Pode ser
Pepsi”, a empresa de refrigerantes inovou e através de
propagandas inteligentes alcançou grandes proporções e uma visibilidade ainda
maior.
Se
você quiser incutir um conceito nas pessoas pense em publicidade, caso seu
desejo seja divulgar seu produto, a propaganda é mais adequada. Mas pensando-se
em estratégias de comunicação de sucesso, como a da Pepsi por exemplo, a forma
mais correta é pensar em uma ideia(publicidade) e utilizar de maneiras efetivas
de divulgá-la com intuito de gerar lucro(propaganda).
Uma
coisa é certa, não existe uma receita para o sucesso, mas que com um bom conceito,
uma mente brilhante e uma boa estratégia de marketing, aquele produto que era
desconhecido pode-se tornar referência em pouco tempo.
Texto por Fabrício Andrade
Membro do Núcleo de Jornalismo - Acesso Comunicação Jr.
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