sexta-feira, 9 de novembro de 2012

É possível propaganda sem publicidade?

Mas afinal, o que é a propaganda? O Google saberá nos responder. Segundo Pádua Carvalho, jornalista do portal O Dia, propaganda “é um instrumento de persuasão de ideias, de uma doutrina ou ideologia (podendo ser aplicada para religiões, política etc.) e ainda para bens e serviços”.

 

Diferente da publicidade, a propaganda visa difundir informações que geralmente são pagas, com um objetivo único de induzir o consumo de algo por um público delimitado. Para que isso seja uma realidade utiliza-se das diversas mídias existentes. 

A diferença entre publicidade e propaganda existe, mas é desconhecida por muitas pessoas. Geralmente, usa-se muito os dois termos juntos, mas é importante ressaltar que é possível sim fazer publicidade sem propaganda e vice-versa. Para pensar em qual estratégia de comunicação deve-se utilizar é importante analisar o produto, o cenário em que ele está inserido e o público ao qual ele deseja atingir. 

Com o slogan “Pode ser surpreendente. Pode ser uma escolha inteligente. Pode ser Pepsi”, a empresa de refrigerantes inovou e através de propagandas inteligentes alcançou grandes proporções e uma visibilidade ainda maior.

 

Se você quiser incutir um conceito nas pessoas pense em publicidade, caso seu desejo seja divulgar seu produto, a propaganda é mais adequada. Mas pensando-se em estratégias de comunicação de sucesso, como a da Pepsi por exemplo, a forma mais correta é pensar em uma ideia(publicidade) e utilizar de maneiras efetivas de divulgá-la com intuito de gerar lucro(propaganda).

Uma coisa é certa, não existe uma receita para o sucesso, mas que com um bom conceito, uma mente brilhante e uma boa estratégia de marketing, aquele produto que era desconhecido pode-se tornar referência em pouco tempo. 


Texto por Fabrício Andrade

Membro do Núcleo de Jornalismo - Acesso Comunicação Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário