terça-feira, 6 de novembro de 2012

Publicidade sem propaganda


Li certa vez, em algum lugar, uma reclamação de alguém por ver escrito numa faculdade "Cursos de Publicidade e Propaganda". Se Publicidade e Propaganda são a mesma coisa, oras, porque usar as duas palavras? - manifestava. 

Ainda hoje, há muita confusão com o uso desses dois termos. Em alguns países, publicidade é sim sinônimo de propaganda ou usada para traduzir uma atividade realizada pelas agências de propaganda. No Brasil não é diferente essa confusão, especificamente, porque são termos que foram traduzidos da língua inglesa. 

A publicidade que se originou do termo inglês publicity, está diretamente relacionada com o ato de tornar uma ideia pública, sem obter, necessariamente, fins lucrativos. Repare que antes de se comercializar um produto ou propagá-lo no mercado, há um processo de criação e de identidade de uma marca. É essa parte de gerar uma ideia que cabe à publicidade.



De acordo com Fernando Rebouças no portal do InfoEscola, "publicidade é o caráter do que é feito e posto a público. Ao lançar um produto, você pode planejar um anúncio ou campanha a ser veiculada na mídia, ou através do marketing de guerrilha, por exemplo, gerar publicidade através de comentários públicos e reportagens na imprensa". Ou seja, publicidade seria fazer com que uma ideia ou produto chegue ao conhecimento das pessoas, às vezes, sem intenção de fazê-lo. 

Recentemente uma frase ganhou grande repercussão pelo país. A expressão Gentileza gera Gentileza, criada por José Datrino, o famoso Profeta Gentileza nos anos 60, tem estampado camisas, chaveiros, toalhas e até bolsas. A família de Datrino não iniciou a divulgação dos dizeres do profeta e por uma questão de ideologia contra o capitalismo, defendida por Gentileza, nunca recorreu à justiça para ganhar os direitos autorais por suas palavras.
 
Assim, a epifania de Gentileza se tornou pública, por meio do que chamamos de Publicidade. E quem nunca viu, seja em outdoors ou pinchado nos muros a frase Gentileza gera Gentileza?  

A publicidade está sempre presente ao nosso redor, seja através de uma ideia ou um produto. É bom não confundirmos publicidade com os anúncios publicitários, pois este último sim, é propaganda, mas isso é assunto para outros posts. Tudo que chega até nós passa pelas mãos da Publicidade, mesmo que às vezes, ela pareça estar escondida. 

Texto por Nathália Corrêa
 Membro do Núcleo de jornalismo - Acesso Comunicação Jr.

Um comentário:

  1. Muito boa a explicação Nathália... a gente encontra os dizeres do Profeta inclusive em aulas na faculdade :p
    estou ansiosa pelo evento :)

    ResponderExcluir