sábado, 8 de dezembro de 2012

Entrevista - Marcos Villas Boas


Possui graduação em Comunicação Social pela UFJF (1995) e especialização em Marketing pela UFJF (2003). Atualmente é professor das disciplinas Redação para Mídias Gráficas, Redação para Mídias Audiovisuais, Produção para Mídias Audiovisuais, Comunicação Integrada de Marketing, Mídias Alternativas e Introdução às Profissões na Estácio de Sá. É sócio-diretor da República Comunicação, onde atua como Diretor de Criação. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Propaganda e direção para rádio e televisão.

1 – Marcos, como a vida real está influenciando a propaganda?

Estamos vivendo uma verdadeira revolução no processo de comunicação, onde o consumidor recebe mais e mais poder. Essa mudança vem alterando o seu comportamento e afastando-o radicalmente das formas tradicionais de persuasão. A propaganda está mudando muito em função disso, descobrindo novas formas de sedução, sendo altamente influenciada por esse novo espírito que surgiu com a internet.

2 – Vemos que a comunicação é um meio em constante transformação. Qual é o papel do público neste contexto?
Na propaganda não existe comunicação sem adequação da mensagem ao público. Nesse sentido, seu papel é fundamental e determinante na elaboração de qualquer estratégia.

3 – Quais características os profissionais da publicidade devem desenvolver para se adequarem a esta realidade?
Devem abrir a mente e o coração para as novas formas de comunicação que estão surgindo, devem ter uma visão ampla, sem preconceitos. Devem ser ágeis, dinâmicos e criativos. E o que não muda nunca: devem ter um amplo conhecimento, boas referências cinematográficas, literárias, musicais, etc. Devem ter um bom repertório, muita curiosidade e vontade de fazer diferente sempre.

 4 – Qual o diferencial da República no cenário publicitário regional?
A República é uma agência completa e integrada ao negócio do cliente, buscando sempre o melhor resultado para ele. Somos a agência mais premiada nos 10 anos do Clube de Criação de Juiz de Fora. Inclusive, ganhamos na última terça feira, 14 prêmios, incluindo os Grand Prix de 2010 e 2011. Fomos duas vezes finalistas no Profissionais do Ano (prêmio da TV Globo), ganhamos Grand Prix no Tubal Siqueira e 4 prêmios no Comunica Minas, prêmio máximo da propaganda mineira. Acredito que nosso grande diferencial seja a busca constante pela ideia mais inovadora, mais criativa. É a alma de uma agência de propaganda, é a nossa alma.

5 – O que as pessoas podem esperar de sua participação no evento? 
Um bom bate papo. Eu amo conversar sobre propaganda.

Entrevista por Fabrício Andrade
Membro do Núcleo de Jornalismo – Acesso Comunicação Jr

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